Anime Topic 027 | Mobile Suit Gundam: The Origin – A tragédia do Cometa Vermelho

Anime Topic 027 | Mobile Suit Gundam: The Origin – A tragédia do Cometa Vermelho

 

Toda grande história tem por trás outra, uma outra história que deu o ponto de partida para tudo, uma origem. Mobile Suit Gundam The Origin é a trágica história por trás do homem que moldou os rumos do destino da humanidade e suas colônias espaciais, a história que abriu as cortinas da guerra e iniciou a era dos Mobile Suits.

The Origin se trata de uma série em seis OVAs, baseados no mangá de Yoshizaku Yasuhiko, lançados entre 2015 e 2016 que servem como um prólogo para a série Mobile Suit Gundam 0079 (primeira série da Franquia Gundam) de 1979. O anime foi produzido pelo Estúdio Sunrise, sob direção do próprio Yoshizaku Yasuhiko junto com Takashi Imanishi.

O anime conta a trágica origem de Char Aznable, o infame e lendário Cometa Vermelho, e sua irmã Sayla Mass ao mesmo tempo em que mostra a ascensão da família Zabi e do principado Zeon, o início das tensões entre os Zeon e a Federação da Terra, e o surgimento de uma arma revolucionária chamada “Mobile Suit” causam o estopim para a Guerra de um ano, que servirá de palco para os acontecimentos de Mobile Suit Gundam 0079.

The Origin serve como um prólogo para os eventos da série principal e nisso somos apresentados não só aos personagens que acompanhamos em Gundam 0079 mas também aos eventos que causaram a guerra de um ano e toda a situação política do universo da série, tudo isso acaba sendo feito de uma maneira tão bem feita que encaixa não só os personagens nos contextos de Origin em si mas como também nos eventos da série original, nos mostrando toda a trajetória deles desde o início das tensões entre o Principado Zeon e a Federação.

É muito interessante toda a atenção que o anime dá pra sua história política, cada acontecimento tem sua devida consequência que acaba levando a outro acontecimento, como por exemplo a revolução dos cadetes da academia militar de Zeon, liderado por Char, acabou causando as tensões necessárias para que Zeon declarasse o dia da independência da Federação, e pouco depois o início da operação para tomar as cidades lunares usando os Mobile Suits de Zeon, foram a deixa para que o Principado declarasse o início da Guerra de um ano.

Ainda sobre a política de Gundam, também foi muito bem feito a forma como os acontecimentos influenciaram a população das colônias espaciais, que serviu como uma excelente crítica ao fanatismo político com grandes eventos, como uma tentativa dos próprios civis de um genocídio em um vilarejo no Side 3 simplesmente por acreditarem que o povo que vivia lá eram apoiadores de Zeon. Também mostrando como as tensões no território Loum, que era politicamente neutro porém seus cidadãos eram divididos entre a Federação e Zeon, geraram vários conflitos civis devido essa polarização.

Gundam também é genial em mostrar os horrores da guerra, com um dos momentos mais icônicos sendo a derrubada da colônia Hatte, em que Zeon decide usar uma colônia inteira, cheia de vidas inocentes, como uma arma para poder atacar o QG da Federação. Um enorme genocídio feito para uma tentativa de vencer a guerra e ainda assim essa jogada, que é praticamente um crime de guerra, ainda acaba dando errado.

Em The Origin também temos, é claro, o vislumbre de vários personagens da série principal, seguindo principalmente os irmãos Char Aznable e Saylar Mass. Char é um personagem incrível e trágico, desde pequeno acabou sendo moldado pela guerra e ensinado a trilhar o caminho do ódio, ele não tem lado a não ser o próprio e inicia sua ascensão como piloto dos Zeon simplesmente por vingança. Um dos eventos mais importantes para o início da guerra é orquestrado por ele apenas para que possa se aproximar e destruir os Zeon de dentro para fora. É um personagem extremamente interessante que tem uma excelente evolução.

Ainda sobre os personagens, também vemos um pouco de outros personagens da série original, como Amuro Ray, o primeiro piloto do Gundam, que está assustado com os rumos que o destino das colônias estão tomando, e ao mesmo tempo descobre os projetos de um misterioso Mobile Suit. Também temos Ramba Ral, um dos pilotos mais honrados e que em certo momento se recusa a participar de uma operação de Zeon que mataria milhares de civis. Sayla Mass, irmã de Char, também é um membro recorrente do elenco principal. Extremamente empática, ela vai passando por uma grande evolução conforme vai aos poucos perdendo sua família e se vendo entrando cada vez mais na guerra, é até um pouco irônico que no fim ela acabe no lado da Federação enquanto seu irmão está com os Zeon, mesmo que esse seja com o objetivo de acabar com eles de dentro pra fora. Garma Zabi também é extremamente interessante, sendo da família contra quem Char jurou vingança, ele acaba desenvolvendo uma forte amizade com o Cometa Vermelho, ao mesmo tempo que também um desejo de superar ele e mostrar que não é só uma criança mimada.

A ambientação da série também é perfeita, todo o clima de espaço e Sci-fi presentes na série são muito bem trabalhados, e o universo criado para a série é criativo e nos passa uma sensação única. Na série mesmo que nos mostrem momentos pacíficos em alguma colônia, podemos perceber facilmente que o mundo de Gundam realmente não está em paz, dá pra sentir a tensão de tudo que está acontecendo no meio da Guerra entre Zeon e a Federação.

As batalhas de Mecha da série também são incríveis, tem um dinamismo muito bom e fluem muito bem, o CGI dos Mobile Suit são muito bem feitos. A animação no geral também é extremamente bonita e bem feita, é fluída e muito confortável. A trilha sonora da série também é muito boa, especialmente as músicas da Hamon no bar.

Mobile Suit Gundam: The Origin é uma ótima forma de se iniciar no universo de Gundam, afinal explica muito do contexto da primeira série da franquia e nos mostra muito dos personagens da mesma. O anime é uma excelente escolha pra amantes de Mecha e histórias de guerra e política.

Bryano