AnimeTopic 031 – Gotoubun no Hanayome: Amor em dose quíntupla

AnimeTopic 031 – Gotoubun no Hanayome: Amor em dose quíntupla

  Estudar não é algo fácil, para a maioria é algo chato, cansativo e trabalhoso. Gotoubun no Hanayome conta as desventuras de um jovem professor particular que tenta se relacionar melhor com suas alunas, que são irmãs quíntuplas que tem uma grande dificuldade em estudar.

Gotoubun no Hanayome é uma adaptação do mangá de Negi Haruba. A primeira temporada foi ao ar em 2019, contando com direção de Satoshi Kuwabara e produção do Estúdio Tezuka Productions, enquanto sua segunda temporada (Gotoubun no Hanayome ∬) está, até o momento em que este texto vai ao ar, em exibição na temporada de inverno de 2021, dessa vez sobre direção de Kaori Fujita e produção do Estúdio Bibury Animation. Como até o momento em que estou escrevendo esse artigo a segunda temporada ainda está em transmissão, irei analisar somente a Primeira Temporada da obra.

No anime acompanhamos Fuutarou Uesugi, um esforçado e extremamente inteligente estudante do Ensino Médio, que devido a situação financeira complicada da família está constantemente arrumando trabalhos de meio-período. Um dia Fuutarou aceita o trabalho que faria sua vida virar se cabeça para baixo, ser professor particular das irmãs Quíntuplas Itsuki, Nino, Miku, Ichika e Yotsuba.

O anime funciona como uma comédia romântica harém simples, temos as belas garotas que se apaixonam e disputam o protagonista que está longe de ser o galã ideal, porém a forma como Gotoubun trabalha com os elementos que tem é incrível, constantemente brincando com os personagens e suas personalidades únicas e criando da mesma forma momentos incríveis e de encher os olhos.

Cada quíntupla tem sua própria personalidade e peculiaridade, tornando tanto a interação entre elas quanto com Fuutarou serem diferentes e divertidas. Itsuki é a mais esforçada das quíntuplas, pode não ser tão boa nas provas mas está sempre buscando melhorar. Ichika é a mais calma e centrada das irmãs, faz o papel de mais velha e confidente ao mesmo tempo que está correndo atrás de seus sonhos de ser atriz. Nino é a apaixonada, é a que tem a personalidade mais explosiva porém que também mais demonstra carinho com suas irmãs e fala constantemente sobre “achar seu príncipe encantado”. Miku é introvertida e tem dificuldade em demonstrar como se sente, porém quanto mais se aproxima de Fuutarou mais ela consegue soltar mais, principalmente para de sua paixão: História do Japão Feudal. Yotsuba é a mais alegre e prestativa das irmãs, é a mais burrinha porém está sempre tentando ajudar todos a sua volta, é a definição viva de “dois neurônios e boas intenções”.

A série sabe muito bem fazer os personagens interagirem de forma orgânica e convincente de acordo com a personalidade única de cada. Fuutarou que é fechado e tem dificuldade de entender outras pessoas aos poucos vai aprendendo a lidar com as Quíntuplas e até tenta ajudá-las, como quando dá conselhos a Ichika que pensa em largar a escola para seguir sua carreira. O protagonista aos poucos muda ao mesmo tempo que vai ganhando a confiança e amizade das Quíntuplas, algumas nessa primeira temporada já começam a demonstrar seu interesse romântico por ele, como Miku, Ichika e Itsuki, que foram as irmãs que tiveram a relação mais desenvolvida com Uesugi nessa primeira temporada.

A comédia da série também é extremamente bem feita, as piadas funcionam muito bem e tem um bom timing. A piada recorrente que é muito bem utilizada até como recurso algumas vezes é a troca de papéis, onde as quíntuplas se disfarçam como uma das irmãs, seja para dar cobertura para outra ou só confundir Fuutarou, que em certas ocasiões tem problemas em distingui-las. Essa piada é usada várias vezes e sempre de forma divertida e até para resolver algum problema, como no fim do arco das provas de semestre, quando para conseguirem entrarem mesmo atrasadas as irmãs se disfarçam como Yotsuba, que já estava na escola, para enganar o porteiro e poderem entrar para fazer as provas, um recurso simples, divertido e muito bem usado.

Gotoubun no Hanayome é uma excelente pedida para fãs de comédia romântica, com personagens divertidos e únicos com relações muito bem trabalhadas. Mal posso esperar para trazer uma análise da segunda temporada, que está desenvolvendo as quíntuplas de forma maravilhosa e fazendo difícil escolher apenas uma para apoiar como par final do protagonista.

Money

Apenas um maluco qualquer que gosta de dar sua opinião sobre os desenhos Japonês que assistiu