Yakuza e sua crescente popularidade

Recentemente uma certa franquia da Sega, considerada de nicho até algum tempo atrás, tem crescido cada vez mais, e mesmo já existindo há um bom tempo, sendo famosa principalmente por memes e seus personagens marcantes, houve um grande estouro de popularidade nos últimos meses, e isso se deve a alguns acontecimentos recentes envolvendo mudanças na franquia e sua expansão. Yakuza vem crescendo como nunca!

Em 2005, Yakuza teve seu primeiro lançamento para o PlayStation 2, sendo um jogo beat’em up, com temas focados, obviamente, na máfia japonesa. Protagonizado por Kazuma Kiryu na maioria dos jogos, o drama criminal da Sega cresceu e se tornou uma franquia bem grande, com spin-offs e uma popularidade grande, mesmo que nem tivesse tanta gente assim jogando, mas a internet começou a consumir os memes de Yakuza em grande quantidade, levando muitos a jogarem pela curiosidade, recomendando aos amigos e levando a franquia à frente. Mas o grande crescimento de Yakuza vem principalmente de outros fatores mais recentes na própria franquia.

Há não muito tempo no começo de 2020, o oitavo jogo, Yakuza Like a Dragon lançou no Japão, e mais posteriormente, em novembro, lançou no ocidente. O jogo recebeu um marketing muito grande, além de usar muito do nonsense e do exagero da série, agora que o jogo tem um sistema de combate diferente, sendo um RPG de turno, e o primeiro lançamento da série direcionado tanto aos consoles PlayStation quanto aos Xbox, além do PC, quebrando a exclusividade que a série tinha. A franquia já está com Like a Dragon e os jogos do 0 ao 5 no Xbox, e também no serviço do Xbox Gamepass. Yakuza 6 chegará em 25 de Março.

A acessibilidade da série também aumentou com esse título em específico, já que Like a Dragon foi o primeiro jogo a ter legendas em francês, italiano, alemão e espanhol, quando até o momento a localização tinha sido feita apenas em inglês, coisa que deixou muito melhor para quem não sabe inglês. Acessibilidade essa, que também irá crescer ainda mais, já que legendas em russo e português brasileiro chegarão via atualização em março desse ano, além de Yakuza 0, prequel da franquia ter lançado há não muito tempo, em 2015 e 2017 no ocidente, também ajudou muitos a chegarem nos jogos sem se sentirem perdidos.

Tudo aponta que a franquia continuará crescendo e pra ainda mais gente, graças à acessibilidade aumentando cada vez mais, e a série poderá mostrar mais sua capacidade, e a disponibilidade em mais plataformas vem deixando a série em alta. Resta ver o que a Sega fará com o rumo atual de Yakuza.

Envy