AnimeTopic 022 – Kekkai Sensen: A cidade que nunca dorme

   Uma Grande metrópole dividida entre dois mundos, um lugar onde demônios e humanos convivem em uma estranha e caótica harmonia, com inúmeros mistérios e perigos aguardando em cada esquina. Kekkai Sensen contará as histórias dessa cidade perdida e seu caótico cotidiano, através da ótica de um jovem jornalista em busca de uma cura para sua irmã mais nova.

  Kekkai Sensen é um anime do estúdio Bones e direção de Rie Matsumoto. É uma adaptação do mangá homônimo de Yasuhiro Nightow, contando com dez volumes que foram completamente adaptados em duas temporadas de doze episódios, sendo a primeira de 2015 e a segunda (Kekkai Sensen & Beyond) de 2017.

  Um bizarro evento conhecido como o “Grande Colapso” foi responsável por unir Nova York e o Mundo Inferior e prender os dois em uma bolha indestrutível, forçando as criaturas do submundo e os humanos a coexistirem em uma nova e louca cidade batizada de Hellsalem Lost, e para garantir que essa frágil paz entre os mundos permaneça existe uma organização secreta zelando pela cidade, a Libra. No meio disso tudo se encontra o protagonista Leonardo Watch, um jovem repórter que foi até a cidade em busca de uma forma de recuperar os movimentos das pernas de sua irmã, porém ao chegar na cidade se depara com uma misteriosa entidade que lhe concede os “Olhos de Deus que tudo vêem” . Após algum tempo começando a viver em Hellsalem Lost, Leonardo acaba cruzando seu caminho com a Libra e acaba sendo recrutado para a organização tanto por seus poderosos Olhos de Deus quanto pelo fato do líder, Klaus Von Reinherz, simpatizar com o jovem. 

  A partir da ótica de Leo iremos descobrir mais sobre o cotidiano de Hellsalem Lost, e o anime se desenrola de forma procedural, onde a cada episódio vemos Leo em uma aventura pela cidade junto com seus companheiros da Libra. O anime tem uma atmosfera interessante de uma história de crime urbano que se mistura com uma pegada de “Homens de Preto”, e é interessante ver como a cidade funciona, a convivência entre humanos e demônios e as bizarrices que essa convivência criou, ver como até mesmo o crime organizado na cidade se adaptou a essa coexistência.

  Alguns personagens a se destacar são Leonardo Watch, o protagonista da história que é um jovem repórter que até pouco tempo vivia sua vida normalmente e acabou se colocando nesse ambiente de loucura e caos para poder ajudar sua irmã. Ele é quieto e gentil, e por não ser experiente em combate ele acaba servindo como um suporte pra equipe da Libra; Zap Renfro é o parceiro de Léo, ele tem uma personalidade esquentadinha e é extremamente mulherengo; Klaus Von Reinherz é o líder da organização, apesar de sua aparência intimidadora é uma pessoa gentil e extremamente inteligente (sem falar o quão forte é); White é uma personagem original do anime, conheceu Leo no hospital e acabou desenvolvendo um grande afeto por ele, é animada, brincalhona e tem um grande carisma; Black, o irmão gêmeo de White e igualmente criado para o anime, assim como a irmã ele acabou ficando amigo de Leo, ele é introvertido e tímido e está envolto em mistérios que envolvem não só ele e a irmã, mas também respostas sobre o dia do Grande Colapso.

  Na primeira temporada acompanhamos casos da semana sempre focados em Leo e como ele está se acostumando ao cotidiano novo, vemos ele se adaptando ao novo e inseguro ambiente e trabalho e também seu relacionamento com os gêmeos Black e White, que servem como instrumento para criar de fato um plot a ser seguido, visto que a obra original é por inteira procedural. Os responsáveis pelo anime acabaram criando a história dos gêmeos para que a história da primeira temporada andasse para algum lugar, e realmente a história deles é muito boa e bem amarrada com o mundo já estabelecido pelo mangá, acaba completando de forma excelente todo o arco construído sobre o protagonista nessa primeira temporada.

  Na segunda temporada o foco acaba se dividindo entre os demais personagens secundários da série, o que se torna ainda mais interessante pois, além da série mostrar mais sobre o funcionamento da Libra como organização, ela traz todo um foco sobre os personagens secundários, estes que tem um grande carisma, e nessa temporada conhecemos um pouco sobre as vidas pessoais dos mesmos. Apesar de ser uma temporada divertida e com casos bem interessantes, é meio vazio ver como a série anda do nada pro nada, um fator que pode incomodar bastante ao assistir.

  Na primeira temporada, apesar de filler, o anime caminha para o desfecho de um arco, e de fato um arco muito bem trabalhado, porém na segunda temporada a sensação de alguma progressão é praticamente inexistente, não temos nenhum arco se resolvendo e nenhum personagem, fora o Leo, se desenvolvendo, apesar do anime apresentar mais sobre os personagens e de fato ser muito interessante, também é um pouco frustrante como o que eles mostram não vai ter mais importância também, é interessante para a construção de mundo, mas como o anime e mangá já foram completamente encerrados e várias coisas acabaram ficando por aberto, como a própria origem dos Olhos de Deus que tem um mini-arco no final da série mas acaba por responder simplesmente as questões mais básicas levantadas e deixando muitas outras para trás.

  Bom, mas não só de reclamações são feitas as minhas impressões sobre Kekkai Sensen, apesar dos problemas de narrativa que não levam a lugar algum, também é elogiável todo o clima que ele tem, uma história de crimes em meio a uma cidade onde o caos acaba sendo a paz, o jeito que é demonstrado a sociedade de demônios e humanos é muito interessante, é realmente uma grande troca cultural por mais bizarra que seja. Os casos da semana são realmente muito divertidos e trazem sempre algo novo sobre a cidade, que é uma figura muito bem construída na série. Os quesitos técnicos da série são impecáveis, a animação extremamente linda e bem feita (algo bem esperado vindo de um anime do estúdio Bones) e também a trilha sonora que combina perfeitamente com a atmosfera do anime.

  Kekkai Sensen é uma ótima pedida para quem estiver atrás de um anime com uma temática urbana e sobrenatural, porém não tanto para quem estiver atrás de uma narrativa linear.

  As duas temporadas de Kekkai Sensen podem ser assistidas oficialmente pela Crunchyroll e em breve receberão uma dublagem pela Funimation.

Vitto

Após fracassar em conseguir uma armadura de bronze, decidiu escrever sobre cultura japonesa. De vez em quando sai algo bacana. Já te disse que tenho um blog?