Children of the Sea #01: Uma história sobre humanos e criaturas marinhas

VIZ | The Official Website for Children of the Sea

Children of the Sea, de Daisuke Igarashi, foi um mangá publicado pela editora JBC, completo em 5 volumes. A história segue a vida de uma garota chamada Ruka Azumi, que acaba desenvolvendo laços com dois outros personagens bastante peculiares. Vem comigo para entender um pouco mais sobre esta história.

Ruka Azumi e o encontro predestinado

Essa é uma daquelas histórias um pouco complexas, que misturam elementos ficcionais com a realidade. Entretanto, mesmo sendo um pouco difícil de associar alguns acontecimentos, é bem divertida de ser lida. Como já mencionado, Ruka é nossa protagonista, e somos apresentados a ela ainda na escola.
Em um determinado dia, Ruka, no meio de uma partida de handebol, acaba se envolvendo em uma briga e machucando sua colega de classe. Ela acaba sendo suspensa e isso leva ao cancelamento de alguns planos que tinha. Entretanto, foi graças a isso que ela se encontrou com dois garotos chamados Umi e Sora.
Umi e Sora são o que podemos chamar de protagonistas desta trama, uma vez que o caso cerne do mangá está intimamente relacionado a eles, por isso, bastante atenção nestes garotos. O mais peculiar é que eles respiram de baixo d’água, e a justificativa apresentada pelo mangá é que eles foram criados por dugongos, uma espécie de peixes, por isso eles desenvolveram essa habilidade.

O grande mistério que permeia a história

Mas, em meio a tudo isso, qual é o grande problema do mangá? O que acontece? O que faz o leitor querer se aprofundar nesta história? Basicamente, está ocorrendo um estranho sumiço de animais do mar. Em muito dos casos, são espécimes raras.
É neste ponto que Ruka e os garotos entram. Ruka, quando menor, havia visto uma espécie de espírito do mar num aquário e, de alguma maneira, ela parece estar ligada com a vida de Umi e Sora. Acredita-se também que esses eventos estranhos estejam relacionados com os garotos.
Em vários momentos, Ruka encontra-se com os garotos e conversam sobre assuntos um tanto complexos, talvez. Antepassados, promessas, maldições, e talvez, todas essas coisas estejam interligadas com o sumiço dos peixes.
Folheando – Children of the Sea - Geeks United

Prêmios e repercussão

Children of the Sea foi indicado ao Prêmio Cultural Osamu Tezuka de 2008 e 2009. Daisuke Igarashi, o autor da obra, recebeu um prêmio de excelência do Japan Cartoonist Awards por desenhar o mangá, em 2009. O mangá também recebeu o prêmio de excelência do Japan Media Arts Awards no Japan Media, em 2009, no Festival de Artes.
O mangá também recebeu uma adaptação em filme, pelo Studio 4 ° C, em 16 de julho de 2018. O filme foi dirigido por Ayumu Watanabe, com Kenichi Konishi como designer de personagens, animador chefe de animação e diretor de unidade e música de Joe Hisaishi.  O filme teve sua estreia mundial em 19 de maio de 2019, e foi lançado no Japão em 7 de junho de 2019.
Ainda não tive a oportunidade de assistir a esse filme, mas pelas imagens e alguns trailer que vi, por alto, dá para perceber o quanto a animação está excelente. Isso, com certeza, deixa toda a história com uma pegada totalmente mais entusiasta.
Children of the Sea': A visually stunning emotional journey of ...
E aí, o que achou de Children of the Sea? Deixe sua opinião nos comentários!

Vitto

Após fracassar em conseguir uma armadura de bronze, decidiu escrever sobre cultura japonesa. De vez em quando sai algo bacana. Já te disse que tenho um blog?