Focando mais no combate, podemos ver um sistema híbrido de ação em tempo real com sistema de ATB. O combate é ao mesmo tempo frenético e estratégico, com inimigos que funcionam perfeitamente e requerem muito de sua capacidade estratégica, e ótimas bossfights, sendo ao mesmo tempo desafiadoras e justas. O uso do ATB funciona perfeitamente, você pode esperar ele carregar enquanto se mantém longe do inimigo, ou pode atacá-lo para carregar mais rápido, quando pronto, você pode usar uma habilidade ou magia. Esses comandos podem ser usados não só para dar dano(Caso a magia usada seja de ataque), mas também para aumentar o medidor de foco,
que quando carregado ao máximo, deixará o inimigo atordoado por um tempo, para que você possa atacá-lo livremente, além de aumentar o dano que ele recebe, de início em 160%, mas na medida que você o ataca, o dano que ele recebe aumenta, essa mecânica agrega bastante ao combate e novas estratégias, e funciona perfeitamente. Além disso, também tem os limit breaks, ataques lindos, únicos, poderosos e nostálgicos, que podem ser usados durante a batalha, quando o medidor de limit, que é carregado na medida que você toma dano, estiver completo.
Além disso, o jogo tem o sistema de materias, que criam inúmeras possibilidades de builds, abrindo ainda mais possibilidades de estratégias nas batalhas, misturando isso com as ótimas bossfights(que são justas, estratégicas e bem memoráveis), cria-se um combate maravilhoso. Porém, ainda tem problemas, como a câmera(Por algum motivo o Nomura já tem alguns problemas com isso desde Kingdom Hearts 1).
Parte técnica
Por mais que o jogo seja muito bonito em alguns pontos, como o design dos personagens principais, ele ainda tem sérios problemas técnicos. Assim, pode se perceber que alguns cenários desse jogo são incrivelmente mal feitos, não passa uma sensação de algo realmente presente lá, mas sim que tem apenas uma foto 2D no lugar, além disso, muitas texturas de objetos estão mal renderizadas e mal feitas(Principalmente no Setor 5). Ademais, a maioria dos NPCs são bem feios, e como os diálogos costumam focar na rosto deles, chega a incomodar bastante.

Veredito
Final Fantasy VII Remake é um dos melhores remakes já feitos, expande todo seu enredo e universo de ótima forma, e respeita os fãs do original, mesmo com o final divisivo e cheio de riscos. O jogo tem uma ótima trilha sonora, gameplay e enredo, e qualquer um que goste de JRPGs deve dar uma chance a ele. Porém, ainda tem diversos problemas, como as texturas, level design, diálogos expositivos, câmera etc.
NOTA:

Pontos positivos:
– Gameplay balanceada, com um dos melhores combates que já vi, acompanhado de ótimas boss fights e possibilidades de builds.
– Ótima direção de arte e trilha sonora.
– Bom roteiro e uma ótima história, cheia de mensagens.
– Diálogos, no geral, bem escritos.
– Personagens carismáticos e complexos.
– Narrativa muito boa no decorrer do jogo
Pontos negativos:
– Level design fraco e pouco intuitivo.
– Final confuso e exagerado.
– Problemas de ritmo, principalmente nos últimos capítulos.
– Quest design medíocre.
– Texturas e ambientações mal feitas.