Tokutalk #11 – Ultraman Dyna: O que é a justiça, Dyna?

Tokutalk #11 – Ultraman Dyna: O que é a justiça, Dyna?
  Sendo a segunda série Heisei a ser lançada, e sendo o sucessor de Ultraman Tiga, Ultraman Dyna foi escrito por Keiichi Hasegawa, que por si tem um bom histórico com a franquia. Lançado em 1997, Ultraman Dyna teve papéis muito importantes na franquia, sendo um deles, a sua influência em Ultraman Zero.

A série mostra a história da Super GUTS, uma organização de contenção de Kaiju, que nasceu em Ultraman Tiga, porém lá era apenas conhecida como GUTS. A história tem foco em Shin Asuka, um prodígio da Super GUTS, e também conhecido como Ultraman Dyna, e um dos focos são as criaturas conhecidas como Spheres, seres com a capacidade de absorver qualquer matéria orgânica e dar uma forma e vida para a mesma. Óbvio, as Spheres não são o único perigo na série, os icônicos Kaijus também aparecem ao andar dos episódios. É de prol das séries ultras terem alguns kaijus das séries passadas, porém Dyna teve pouco disso, tendo somente dois Kaijus antigos, Golza e Silvergon, originais de Tiga.

Um ponto chave de Dyna, é que ele foca muito em todos os personagens da Super GUTS, dando palco para cada um, e desenvolvendo muito bem eles. Tirando Asuka, os membros da Super GUTS são: Ryo Yumimura, parceira de Asuka e piloto do Guts Eagle, um jato que funciona para atacar os Kaijus; Mai Midorikawa, encarregada da parte de obter e dar informações para os pilotos; Gousuke Hibiki, capitão da Super GUTS, e mentor de Asuka; Toshiyuki Koda, um dos pilotos da parte central do Guts Eagle; Kouhei Kariya, parceiro de Koda, na hora de pilotar a parte central do Guts Eagle; Tsutomu Nakajima, ele é o cientista da equipe, e é quem normalmente produz os armamentos da Super GUTS. É incrível como os membros da equipe influenciam muito no desenvolvimento do Asuka, principalmente o capitão Hibiki, por ser o mentor, e de certo modo, o segundo pai de Asuka. Cada personagem tem seu episódio, focado em desenvolver melhor tanto o próprio personagem, quanto a relação dele com o Asuka e seus parceiros. Outra “coisa” que ajudou no sentimento de alívio da equipe, é a criatura espacial conhecida como Hanejiro, que seria o animal de estimação da Super GUTS. Ele não é necessariamente uma peça importante no desenvolvimento da equipe, porém ele sempre está lá para animar todos.

Ultraman Dyna tem ótimos episódios, porém, dois episódios em específico, chamaram minha atenção na série, pelo simples motivo de: eles serem sensacionais. O episódio 31 de Dyna, que mostra um alien que almeja lutar contra os seres mais fortes. Ele encontra Dyna, e para lutar contra o mesmo, copia a aparência do Ultraman e o desafia para uma batalha. Esse episódio é espetacular, pois mesmo Dyna no início perdendo, os cidadãos mantêm a fé no herói, fazendo o mesmo ganhar força para enfrentar o Alien, em uma das batalhas mais incríveis da franquia. E o episódio 49 de Dyna, onde a série faz uma crítica a cobiça por evolução dos seres humanos. Nesse episódio, uma equipe descobre que Asuka é o Dyna, e capturam o mesmo, para usar sua energia vital para reviver uma estátua de um Ultraman, que foi reconstruída usando partes de outras estátuas de Ultras. Ao realizarem a tarefa com sucesso, nasce o Ultraman artificial conhecido como Terranoid, que age no princípio de derrotar as Spheres. As criaturas acabam vencendo o Ultra artificial, e então se fundem com o mesmo, criando uma Sphere com o poder de um Ultraman, conhecido como Zelganoid. A criatura destrói tudo, mostrando que o desejo imparável de evolução que o ser humano tem, pode levá-lo a destruição. Esse episódio também tem um dos melhores diálogos da série, sendo Asuka dizendo que ele nunca irá desistir, pois ele é assim mesmo. Esses dois episódios são um dos pontos chaves da série, por tudo que eles mostram, e como eles mostram isso.

Ultraman Dyna foi uma série incrível de acompanhar, a série traz várias lições de vida e mensagens incríveis. Sabe variar entre episódios sérios, cômicos, assustadores e emocionantes. O elenco é memorável demais, todos os personagens são incríveis e tem seu charme. Asuka é de fato um dos melhores protagonistas de Ultraman, e o episódio final da série foi simplesmente emocionante. Mesmo a série sendo um pouco grande (51 episódios, que é a faixa dos episódios da trilogia dos Ultras Heisei, Tiga, Dyna e Gaia), nenhum episódio consegue ser ruim, e a série não é cansativa de se assistir. Ultraman Dyna é uma ótima série, e fica muito melhor se ter assistido Tiga antes, pelas duas séries serem ligadas, e os personagens de Tiga aparecerem em Dyna. Assistam Ultraman Dyna, não irão se arrepender!

Vitto

Após fracassar em conseguir uma armadura de bronze, decidiu escrever sobre cultura japonesa. De vez em quando sai algo bacana. Já te disse que tenho um blog?