Top 5 – As melhores gameplays da geração
5 – Final Fantasy VII Remake

4- Devil May Cry 5
Devil May Cry 5 consegue unir o melhor dos outros hack n’ slashs da indústria, e criar um combate complexo, estiloso, frenético e extremamente divertido. Cada personagem tem uma gameplay única, e é extremamente satisfatório dominá-los e realizar um combo, além de cada um ter uma grande variedade de armas, te possibilitando usar uma imensidão de estratégias diferentes, e isso combinado a bossfights incríveis, e por mais que você pense que já dominou o combate 100% na primeira run, pode ter certeza, você não chegou nem perto. Além disso, a trilha sonora também é uma parte bem importante da gameplay, ela combina perfeitamente com o jogo e consegue aumentar ainda mais toda a adrenalina e satisfação de realizar um combo. Porém, a gameplay se destaca apenas pelo combate, tem pouca exploração e não me sentia tão recompensado por ela, não chega a ser um problema, mas é o que faz os jogos a seguir me satisfazerem mais em gameplay.
3- Persona 5 Royal

2- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
O jogo do ano de 2017, e o melhor jogo de mundo aberto da geração, Zelda: Breath of the Wild é uma masterpiece, e por mais que a história seja legal, o seu destaque é em gameplay. O mundo aberto de Zelda é simplesmente incrível, ele consegue passar um sentimento de ameaça ou tranquilidade nos momentos certos, com uma trilha sonora relaxante e efeitos sonoros da natureza quando se não tem inimigos, e quando tem, uma trilha sonora mais agitada e deixando os efeitos sonoros de flechas, espadas e explosões tomando a cena. Além disso, o jogo tem diversas mecânicas incríveis e muito bem introduzidas, e há a possibilidade de misturá-las de forma criativa para achar uma estratégia completamente nova, seja para resolver os puzzles, seja para os combates, esse jogo possui uma diversidade infinita, ninguém vai jogar Zelda do mesmo jeito que outra pessoa. O combate, de início não é nada demais(com as mecânicas sendo introduzidas fica bem mais interessante, mas não chega a ser um dos melhores), e as bossfights são repetitivas, mesmo sendo muito boas, por esses motivos acredito que o maior charme da gameplay fique na exploração, que é bem orgânica e é combinada ao mundo aberto incrível do jogo, e na resolução de puzzles, que aproveita ainda mais das inúmeras possibilidades que Zelda oferece.
1- Sekiro: Shadows Die Twice
O mais recente jogo do aclamado diretor Hidetaka Miyazaki e eleito jogo do ano de 2019, Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo de ação e aventura com foco em gameplay. O combate desse jogo é absurdo, ele é mecanicamente incrível, é complexo e difícil de se masterizar, e é como uma dança, em muitos momentos eu me senti como se estivesse jogando um jogo de ritmo e o dano que eu tomava era como uma penalidade por errar uma nota, e Sekiro consegue fazer isso mesmo te fazendo ser agressivo e pensar rapidamente, é majestoso. E como se não bastasse, Sekiro também possui um level design e exploração que ocupa o topo da indústria, tudo é conectado e consegue incentivar a progressão da história naturalmente, sem a necessidade de um ponto ou minimapa. O jogo tem seus problemas, como a câmera, erros de hitbox e performance, mas toda a execução e mecânicas consegue sobrepor muito bem, se tornando a melhor gameplay da geração.
Enfim, esse foi meu texto, mais um de lista, espero que tenha gostado da leitura, e sinta-se livre para discordar do que eu falei. Até a próxma pessoal!